Brazil GRI aborda cenário político e perspectivas para 2019

Encontro de dois dias se encerrou nesta quarta-feira e reuniu no hotel Grand Hyatt São Paulo líderes imobiliários.

7 de novembro de 2018Mercado Imobiliário
O segundo e último dia do Brazil GRI 2018 começou com um painel especial com o jornalista William Waack. Ele trouxe a sua perspectiva acerca do cenário político após o período eleitoral, marcado por forte polarização e indefinição, o que gerou instabilidade e incertezas nos mercados, incluindo o imobiliário. 

"Estamos em um momento de profunda transformação", ressaltou Waack ao abrir o segundo dia da 9ª edição do encontro. Entre outros pontos, ele fez uma análise dos recém-nomeados Sérgio Moro (futuro ministro da Justiça) e Onyx Lorenzoni (futuro titular da Casa Civil).

Nesta quarta-feira, o evento foi pautado por discussões sobre o mercado residencial para renda, o segmento de self-storage, o futuro dos shoppings, o que esperar para o ramo de loteamentos em 2019 e um dos principais desafios para a indústria como um todo, os distratos, além de outros importantes assuntos.



Consolidado evento dos grandes líderes do setor imobiliário, o Brazil GRI reuniu cerca de 300 empresários, investidores e executivos de alto escalão que atuam nesse mercado no País. No total, foram analisadas 22 questões fundamentais para o direcionamento dos planos e estratégias de curto e médio prazos.

Realizado no hotel Grand Hyatt São Paulo, o encontro foi aberto por Christoph Schumacher, líder global da área imobiliária do Credit Suisse Asset Management. Entre outros pontos, ele abordou sua visão a respeito dos diferentes tipos de ativos imobiliários, os impactos da evolução tecnológica sobre o setor e tendências para os próximos anos.

Dados exclusivos 



Ainda no primeiro dia, foram apresentados, em primeira mão, os resultados do Termômetro do GRI Club Real Estate, que ouviu 175 players do setor após a corrida eleitoral. Mais de 82% dos 175 empresários, investidores e altos executivos de companhias do mercado imobiliário atuantes no País ouvidos pelo GRI Club entre 29 de outubro e 1º de novembro dizem nutrir expectativas boas ou excelentes quanto ao novo governo federal, a partir da posse de Jair Bolsonaro.

A pesquisa completa será disponibilizada, em breve, aqui no GRI Hub.

Sobre o Brazil GRI

O Brazil GRI chega à sua nona edição consagrado como o mais prestigiado evento do setor imobiliário em território nacional. As discussões seguem o tradicional formato do GRI, em que todos os presentes têm liberdade para dialogar e compartilhar experiências de igual para igual, podendo escolher se engajar nos assuntos que lhes sejam mais pertinentes.

Neste ano, estiveram presentes Adriano Mantesso (Ivanhoé Cambridge), Brian Finerty (Equity International), Carlos Martins (Kinea Investimentos), Karl Kreppner (Cadillac Fairview Corporation), Marcela Drigo (CPPIB), Marcelo Fedak (Blackstone), Max Lima (HSI), Ruy Kameyama (BR Malls), Ronald A. Rawald (Cerberus Global Investments), Patrick Mendes (AccorHotels) e Roberto Perroni (Brookfield Property Group), entre outros.

Já passaram pelo púlpito do Brazil GRI nomes como Ric Clark, senior managing partner e chairman do Brookfield Property Group e da Brookfield Property Partners; Jon Gray, então head global de Real Estate da Blackstone e hoje presidente da companhia; Sam Zell, chairman da Equity International; Barry Sternlicht, CEO da Starwood Capital; Henrique Meirelles, então presidente do Banco Central; Arminio Fraga, fundador da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central; e Joaquim Levy, diretor-geral e financeiro do Banco Mundial e ex-ministro da Fazenda.

No último ano, para a abertura, foi realizada uma sessão especial sobre a evolução da sociedade e seus potenciais impactos sobre o mercado imobiliário nos próximos anos, com a participação de Dora Kaufman, Nabil Bonduki (ambos da USP), Patricio Fuks (WeWork) e Rossana Pavanelli (FGV). No segundo dia, a agenda teve início com um painel sobre o cenário político nacional para 2018 conduzido por Christopher Garman, managing director do Eurasia Group para as Américas.